Slider

EU LITERÁRIO


“Quando eu conheci o meu namorado ele não gostava de ler (...)”. Conseguem imaginar o espanto desta mulher, que faz da Leitura uma regra vital na sua vida, conhecer um Homem e ele simplesmente lhe dizer que não gosta de ler? Com uma simplicidade na resposta que se torna quase ofensiva para alguém que adora livros. Mas se hoje vos escrevo deve-se a ela, pois ao invés de me renegar logo à partida, mostrou-me todos os aspetos positivos que podemos retirar de uma boa leitura. 
A construção do “Eu Literário” teve por base diferentes métodos (muito simples e por mim utilizados) que resolvi partilhar convosco pois de certa forma ajudaram-me a tornar num irremediável Amante de Literatura! Para os que já são, alguns deverão rever-se em alguns deles. Senão vejam só:


1º Ler - Parece um pouco redutor dizer isto, mas se vocês não tiverem o simples ato de pegar num livro nunca saberão que género de literatura vos alicia. Se o mundo “Fantástico” não for o caminho certo a tomar, porque não experimentarem um “Policial”? Descobrir o vosso género literário é também descobrir um pouco mais da vossa personalidade!

2º Peçam livros emprestados – Sabiam que há leitores muito generosos e que estão sempre prontos a ajudar a desenvolver o nosso "Eu Literário"? Sejam eles familiares ou amigos? Sabem tão bem como eu que há imensas Bibliotecas onde podem requisitar um livro. Não encararem este processo como algo que vos vai, e desculpem-me a expressão, "empobrecer". Acreditem, é gratuito e enriquecem bastante! 

3ºFilmes sobre livros e vice versa - Quem nunca ouviu dizer: "O filme está tão pobre em relação ao livro?" Os livros contam-nos pormenores fantásticos muitas vezes ocultados no grande ecrã. Porque não escolherem um filme ou saga que tenham adorado e lerem para conhecerem a história de forma mais pormenorizada? Posso-vos confidenciar que este método a mim ajudou-me bastante.

4ºSem timelines - Escolham respeitar a história que têm à vossa frente e dediquem o melhor tempo a lê-la! Não tentem cronometrar a vossa leiturar, mas sim desfrutar dela ao máximo pois ler na diagonal nunca foi uma boa prática!


5ºO conforto é essencial – Se estão em casa e vos apetece ler, escolham o local que vos pareça mais acolhedor. Algumas pessoas optam pelo silêncio sepulcral e outras pelo ruído da multidão numa viagem de comboio em hora de ponta. Existem outras que possuem certas “superstições/manias” acompanhando-se de uma música de fundo ou até mesmo de um belo copo de vinho. Percebam que ler não tem de ser um “ato isolado” e que podem aliar outras ações ou sensações para criar o vosso momento de leitura. 


Achei sensato começar esta rubrica por vos falar do que me trouxe aqui e espero que para alguns seja uma alavanca para se reconciliarem com os Livros, pois todos nós, de uma forma ou outra, já estabelecemos uma ligação com todos eles.





Exprime-te

1 comentário:

  1. Oh meu deus! Amei de paixão. Assim que o meu namorado sair do trabalho vou lhe mostrar este post! E vou seguir bem de perto esta rubrica... achei muito interessante.
    Há um ponto aí que eu própria em conjunto com o meu namorado tenta-mos fazer. O 3.º e ambos achamos horrível! Eu e ele adormamos a série Policial Castle (que dava na AXN mas já acabou) e encontramos por acaso o livro e decidimos ler ele nem acabou e eu fiz um esforço para ler!
    Ele gosta de história de cães, queria ver se ele lia Harry Potter mas não estou a ver como ele não gosta dos filmes (e só vamos no segundo)!
    Enfim, continuem com o ótimo trabalho! Estão ambos de parabéns com esta rubrica!

    ResponderEliminar